Make your own free website on Tripod.com

PAROQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - ALTO DA BOA VISTA - RIO DE JANEIRO

Notícias
Home
Notícias
História de N.S. de Fátima
Secretaria
Obras
Liturgia
História
Links úteis
Contato
Photo Album
Pastorais

Outubro 2007 - Congresso "Fátima para o século XXI"

A culminar o programa celebrativo do 90º aniversário das Aparições do Anjo e de Nossa Senhora do Rosário aos três Pastorinhos de Aljustrel, será inaugurada a igreja dedicada à Santíssima Trindade e realizar-se-á o congresso Fátima para o Século XXI, acompanhado por alguns eventos culturais, entre os quais a exposição de fotografia: Fátima no Mundo e a estreia da oratória: Fátima, sinal de esperança para a humanidade.

De facto, a revelação da Mensagem de Fátima começa (Aparições do Anjo) e termina (Visão da Santíssima Trindade), anunciando aos homens que Deus tem sobre a humanidade, dilacerada pelos seus erros e pecados, desígnios de Misericórdia. Para o efeito, a «Senhora mais brilhante que o sol» veio pedir – através de testemunhas escolhidas: três crianças – «conversão e oração».

O Congresso procurará aprofundar, com a ajuda de reconhecidos estudiosos da mensagem de Fátima, a mística e a espiritualidade próprias daquele lugar, tendo em conta as exigências do tempo presente e o contributo específico do Santuário no serviço do Evangelho: 
- no primeiro dia (O Acontecimento), pretende reler o evento, contexto e reacções suscitadas dentro e fora do espaço eclesial;
- no segundo dia (A Mensagem), olhando para os diversos ciclos da Mensagem, revisita os seus conteúdos fundamentais e analisa a sua espantosa divulgação por todo o mundo;
- no terceiro dia (A Credibilidade), aborda os sinais proféticos do mistério de Fátima, que o acreditam perante a Igreja e o Mundo, bem como o testemunho de vida dos seus protagonistas, que no-lo confirmam;
- no quarto dia (A Actualidade), mostra a amorosa solicitude da misericórdia divina perante os sofrimentos da Humanidade, e, na vivência espiritual dos Pastorinhos, apresenta caminhos evangélicos de renovação da Igreja e da sociedade contemporânea.

Conforme anuncia o programa, dois cardeais integram a lista de congressistas.
Logo depois, D. Stanilaw Dziwisz, secretário pessoal do Papa João Paulo II e actual Arcebispo de Cracóvia, apresentará "Testemunho: o dia 13 de Maio de 1981".
No dia seguinte, a 12 de Outubro, na manhã dedicada ao Sub-tema "A conversão do homem a Deus", o Cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, e último congressista do Congresso, apresentará o tema "O dom dos Pastorinhos à Igreja e ao Mundo, no contexto da Nova Evangelização".

----------------------------------------------------------------------------------------

New Age e superstições podem causar possessão diabólicas, diz exorcista - 13/08/2007 - 09:48

O exorcista e professor da Pontifícia Universidade Regina Apostolorum de Roma, Pe. Francesco Bamonte, assegurou que entre as possíveis causas de possessão diabólica se encontram a assunção de atitudes supersticiosas, praticar o ocultismo ou o esoterismo e envolver-se na corrente neo-pagã do New Age e recorrer à difundida prática da leitura das cartas e do tarô.

Assim expressou o sacerdote italiano no mês passado de julho nesta cidade por ocasião do 3° Congresso Nacional de Exorcistas organizado pela Arquidiocese do México entre o dia 16 e 20 de julho passado.

"A ação extraordinária do demônio tem três possíveis causas", explicou o exorcista segundo informação oferecida pela arquidiocese primaz. "A primeira tem a ver com a própria culpa, quando se assumem atitudes supersticiosas, além de exercer práticas de ocultismo, pertencer a seitas satânicas ou esotéricas, envolver-se na corrente do New Age ou acreditar no poder dos talismãs, das pirâmides de energia, a cartomancia ou o tarô", precisou.

A segunda "pode ser causa de um malefício elaborado ou mandado a realizar por uma terceira pessoa, enquanto que a terceira pode ser um chamado especial de Deus para que a pessoa ofereça seu sofrimento nas garras do demônio pela salvação de outras almas", adicionou.

O sacerdote, que dedica grande parte de sua atividade pastoral à ajuda das vítimas da "magia" e dos "operadores do oculto", advertiu aos sacerdotes participantes do evento que, como muitos dos sinais de possessão podem confundir-se com doenças mentais, é necessária uma avaliação de cada caso "com a maior prudência possível".

Entre os sinais "de uma real possessão diabólica", assinalou o exorcista, encontram-se o "falar, compreender e escrever e ler idiomas desconhecidos pela pessoa; conhecer circunstâncias que os são impossíveis de saber ao possuído, como pecados do exorcista ou outra pessoa; ter uma força desmedida mas sobre tudo a aversão pelo sagrado: a Deus, à Igreja, etc.".

 

Igreja Católica da Rússia assinala 90º aniversário das Aparições de Fátima

 

 

 

Em entrevista recente à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, após a celebração dos 90 anos da Primeira Aparição de Nossa Senhora (a 13 de Maio), D. Tadeusz Kondrusiewicz, Arcebispo de Moscovo, faz a leitura da Igreja Católica da Rússia a respeito dos acontecimentos e da mensagem de Fátima.

Entre os muitos factos históricos apresentados, que ligam a terra e a mensagem de Fátima ao povo russo, o Arcebispo de Moscovo recorda alguns momentos mais pessoais, onde revela as próprias vivências e a sua devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Restará talvez sublinhar que, em Outubro deste ano, uma delegação da Rússia estará em Fátima para participar na Peregrinação Internacional Aniversária, 90 anos após a última aparição da Virgem que em Fátima veio pedir a conversão e a paz.

Virgem Peregrina

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo Sr. Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Sr. Arcebispo de Évora, a 13 de Maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.


All the all rights reserved - Copyright 2006 - Last modified 04/01/2008 - Par. N.S. de Fátima-Furnas- Rio de Janeiro - TEL: 55 (21) 3152-5848